conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Entretenimento

​“Escuta Ativa”, protagonizado por Luísa Locher, aborda a deficiência auditiva com sensibilidade e empatia

O curta-metragem “Escuta Ativa”, protagonizado pela atriz Luísa Locher e Manoel Pedro, e dirigido por Cybel Chagas, chega para emocionar e provocar reflexões sobre empatia, comunicação e os desafios do encontro humano em meio às diferenças. A trama traz Guilherme (Manoel), um jovem deficiente auditivo, e Gabrielly (Luísa), uma psicóloga recém-formada, que se aproximam pela internet até decidirem se conhecer pessoalmente. Esse encontro, no entanto, se transforma em um aprofundamento de inseguranças, descobertas e dilemas que vão muito além do que imaginavam.

Segundo Luísa, Gabrielly é uma personagem que vive no limiar entre a teoria que aprendeu na faculdade e a realidade crua do mundo, o que a coloca em situações muito delicadas, intensas e bonitas também. “O que mais me tocou na Gabrielly é esse desejo genuíno de cuidar das pessoas, de acolher, de ser um ponto de equilíbrio na vida do outro. Mas, ao mesmo tempo, ela ainda está se construindo como mulher, como profissional, como ser humano”, define Luísa.

Durante a trama, Gabrielly se depara com uma situação bastante delicada, em que sua vida pessoal e profissional colidem de maneira inesperada, onde a personagem se vê diante de um dilema ético profundo, sendo esse lugar de conflito silencioso em que ela se transforma.

O curta também destaca a parceria entre Luísa e o ator Manoel Pedro, intérprete de Guilherme. “Essa troca foi uma das experiências mais genuínas que já tive em cena. Quando o som não é o veículo principal, tudo se amplia. O gesto ganha densidade. Esse projeto me transformou não só como artista, mas como cidadã”, completa Locher.

Idealizado e dirigido por Cybel Chagas e produzido pela Inspira Projetos Artísticos, “Escuta Ativa” foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Cultura do Município de Macaé, e teve suas filmagens realizadas inteiramente na cidade, em quatro diárias intensas. “Foi um trabalho construído com muito carinho e dedicação, ao lado de uma equipe extraordinária”, ressalta a atriz.

Com delicadeza e profundidade, “Escuta Ativa” convida o público a refletir sobre a escuta verdadeira, que vai além das palavras e atravessa o território mais íntimo das relações humanas. Atualmente ele se encontra inscrito no circuito nacional de festivais de cinema. 

Luísa acredita que o curta-metragem traz uma mensagem muito sensível sobre a força do encontro humano. “O filme mostra que a comunicação vai muito além das palavras, ela pode estar em um gesto, em um olhar, na simples presença atenta”, afirma. “ É uma história que fala sobre empatia e sobre como aprender a lidar com nossas diferenças e inseguranças. acredito que uma das grandes mensagens que o filme passa é que quando abrimos espaço para essa troca, tanto quem escuta quanto quem é escutado se fortalece”, finaliza.

Talvez você possa gostar

Destaque

Quem nunca sonhou em ter um corpo bonito ou, pelo menos, proporcional? A Dra. Tshaca Mahatma, de Volta Redonda, no Sul Fluminense, deu uma...

Entretenimento

Já é praxe que os famosos e anônimos usem a hashtag #TBT às quintas-feiras para postar seu conteúdo nas redes sociais. Foi o que...

Geral

A cantora e atriz Linn da Quebrada passou por uma cirurgia estética no rosto, no último domingo (31/7). A ex-BBB surpreendeu os seguidores no Instagram...

Música

Conhecida como AHLMA, DJ brasileira se apresentou nos dois domingos do festival em uma área vip do palco Super Bock Digital Stage  O Rock...