conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

A primeira edição do Guapi Festeja Viseu acontece nos dias 2, 3 e 4 de junho, o seu maior encontro com a cultura portuguesa.

Guapimirim realizará, nos dias 2, 3 e 4 de junho, o “Guapi Festeja Viseu”. É um projeto da Secretaria de Turismo, da Prefeitura de Guapimirim, que visa fortalecer as conexões turísticas e culturais entre as cidades de Guapimirim e Viseu, promovendo seus atrativos e artistas, posicionando cada vez mais a nossa cidade como destino turístico.

Idealizado pelo jornalista Rafael Coelho e pelo publicitário Mário Seixas, atual Secretário de Turismo, o projeto Guapi Festeja Viseu contempla as semelhanças entre as duas cidades e, também, valoriza suas singularidades. A região da Serra Verde Imperial, produtora de cerveja artesanal, dialoga com a região do Dão, conhecida pela qualidade dos vinhos portugueses. A dança folclórica portuguesa fará par com o nosso famoso campeão na dança de salão. A clássica música instrumental brasileira, com nossos meninos do sopro, encantará o público juntamente com o fado. E, os sabores da culinária portuguesa terão um toque especial dos produtos da nossa agricultura local e familiar.

E o intercâmbio cultural já começou. Os artistas viseenses Rui Macário e Zé Mágico já estão em nossa cidade realizando uma oficina de arte que resultará numa exposição física, entre os dias 2 e 4 de junho, no Guapi Festeja Viseu, e uma edição virtual, por meio da Associação Projeto Patriònio/Memória Comum, na cidade portuguesa de Viseu.

O trabalho, que hoje ganha corpo, teve início na primeira ação de promoção turística internacional de Guapimirim na presente gestão. Participando da BLT (Bolsa de Turismo de Lisboa), maior feira do segmento em Portugal, o Secretário de Turismo de Guapimirim retomou a conexão que existe entre as duas cidades, originária da história da criação da Sede Campestre da Casa de Viseu, em Guapimirim, devido sua importância histórica e turística.

Na ocasião, o secretário esteve na Câmara Municipal de Viseu e foi recebido pelo Presidente Adjunto, Pedro Osório, pela Vereadora Leonor Barata e pela Coordenadora de Turismo Cláudia Vaz. Desde então iniciou-se as tratativas para a proposição de um Termo de Cooperação, ou Termo de Germinação, como se diz em Portugal, com o objetivo de tornar Viseu e Guapimirim cidades irmãs. Tal acordo envolve, para além do Turismo, parcerias nas áreas da Cultura, Meio Ambiente, Urbanismo e Educação.

Programação Guapi Festeja Viseu
Entrada gratuita
Dias 02, 03 e 04 de Junho
Sede Campestre da Casa de Viseu
Guapimirim – RJ – Brasil
Confira a programação completa no site ou no Instagram @festivaisdeguapimirim
Sugestão para transporte: utilize táxi ou de carro por aplicativo

Dia 02 de junho, sexta-feira:
Artes Visuais | Artesanato | Dança | Gastronomia
17h – Abertura
Área Infantil, Artesanato, Exposição e Praça de Alimentação
18h – Aula-show Vinhos do Dão
19h – Show de Fado
20h – Samba de Gafieira / Fabiano Vivas e Kelly Reis

Dia 03 de junho, sábado:
Artes Cênicas | Artes Visuais | Artesanato l Gastronomia | Música
10h – Área Infantil, Artesanato, Exposição e Praça de Alimentação
11h – Aula-show – Maria de Lourdes
12h – Delícias de lá
14h – Museu do Falso – Visita guiada
15h – Quadrilha Junina Infantil com Chico Bento e Rosinha
20h – Dança Folclórica Portuguesa

Dia 04 de junho, domingo:
Artes Cênicas | Artes Visuais | Artesanato l Gastronomia | Música
10h – Área Infantil, Artesanato, Exposição e Praça de Alimentação
11h – Aula-show – João Adonis
12h – Delícias de cá
14h – Museu do Falso – Visita guiada
15h – Oficina Artística
18h – Zé Mágico
19h – Quinteto Serrano

Talvez você possa gostar

Destaque

Quem nunca sonhou em ter um corpo bonito ou, pelo menos, proporcional? A Dra. Tshaca Mahatma, de Volta Redonda, no Sul Fluminense, deu uma...

Entretenimento

Já é praxe que os famosos e anônimos usem a hashtag #TBT às quintas-feiras para postar seu conteúdo nas redes sociais. Foi o que...

Geral

A cantora e atriz Linn da Quebrada passou por uma cirurgia estética no rosto, no último domingo (31/7). A ex-BBB surpreendeu os seguidores no Instagram...

Música

Conhecida como AHLMA, DJ brasileira se apresentou nos dois domingos do festival em uma área vip do palco Super Bock Digital Stage  O Rock...