conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Destaque

Halitose: Dentista Dra. Pamela Pironi explica o que é, quais os tipos, causas e prevenção

Dra. Pamela Pironi também fala sobre o mau hálito que tem semelhança ao cheiro de fezes, onde seus pacientes relatam muito sobre esse incômodo.

Você provavelmente já conversou com alguém com mau hálito. E dificilmente a pessoa sabia que tem halitose. Na maioria das vezes, a pessoa não se dá conta do problema, o que dificulta a busca por solução.

De acordo com a dentista Dra. Pamela, a halitose, popularmente conhecida como mau hálito, é um problema que pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade. E pode afetar até seu relacionamento. “Trata-se de um odor desagradável que emana da boca, podendo ter diversas causas e tipos”, completa.

A profissional listou os tipos de Halitose:

  • Halitose fisiológica: é a halitose comum do dia a dia, causada pela decomposição de restos de alimentos na boca, pela diminuição da salivação durante o sono ou pelo jejum prolongado”.
  • Halitose patológica: é a halitose persistente, com origem em doenças como cárie, gengivite, periodontite,faringite, amigdalite, cáseos amigdalianos, refluxo gastroesofágico, diabetes, entre outras.

O tipo de odor também pode variar. Quando a pessoa tem hálito com cheiro de fezes é preciso tomar cuidado. “Ela pode estar em proliferação de cáseos amigdalianos que se alojam nas criptas das amígdalas”, destaca a dentista.

Pamela elencou as causas do problema

  • Higiene bucal inadequada: deixar de escovar os dentes, deixar de usar o fio dental e de fazer a higiene da língua e bochechas, pode causar acúmulo de bactérias e restos de alimentos onde podem entrar em putrefação.
  • Tabagismo: o cigarro e outros produtos de tabaco causam mau hálito e também podem provocar doenças que agravam a halitose.
  • Alimentação: alimentos como alho, cebola, café, leite e queijos podem causar mau hálito, pois suas substâncias aromáticas são eliminadas pelo pulmão liberando gases mal cheirosos.
  • Desidratação: a falta de água no organismo pode causar diminuição da salivação, o que favorece a proliferação de bactérias na boca deixando a salivação alcalina.
  • Doenças: como já mencionado, podem causar halitose.
  • Cáseos amigdalianos: São bolinhas brancas ou amareladas fedidas que saem das amígdalas, pois se alojam na criptas e começam a sair constantemente pela cavidade bucal, quando a pessoa começa a conversar constantemente. E isso deixa a pessoa muito constrangida.

Prevenção da halitose:

  • Escove os dentes 3 vezes ao dia, e após as refeições, use o fio dental diariamente. Use enxaguantes bucais com óleos essenciais naturais e com carvão ativado.
  • Faça a higiene da língua com limpadores específicos ou com a própria escova de dentes. E não se esqueça de limpar as bochechas com a escova, ali também juntam bactérias.
  • Mantenha-se hidratado, bebendo bastante água. E consumindo frutas que contenham muita água.
  • Evite o consumo excessivo de alimentos que causam mau hálito.
  • Pare de fumar, caso seja fumante.
  • Visite regularmente o dentista para avaliação da saúde bucal e tratamento de possíveis problemas.

Em caso de halitose persistente, é importante procurar ajuda médica (Cirurgião dentista, Otorrino e Gastroenterologista, para investigar as possíveis causas e indicar o tratamento adequado. “A prevenção e o tratamento da halitose são importantes não apenas para a saúde bucal, mas também para a autoestima, seu relacionamento e qualidade de vida”, finaliza.

Talvez você possa gostar

Destaque

Quem nunca sonhou em ter um corpo bonito ou, pelo menos, proporcional? A Dra. Tshaca Mahatma, de Volta Redonda, no Sul Fluminense, deu uma...

Entretenimento

Já é praxe que os famosos e anônimos usem a hashtag #TBT às quintas-feiras para postar seu conteúdo nas redes sociais. Foi o que...

Geral

A cantora e atriz Linn da Quebrada passou por uma cirurgia estética no rosto, no último domingo (31/7). A ex-BBB surpreendeu os seguidores no Instagram...

Destaque

Esta semana foi a estreia do podcast “Vacacast” da youtuber Evelyn Regly que vai ao ar todas às terças e quintas às 12h. Com...