Em novembro de 1993 o Brasil viu despontar um trio que chamou atenção e conquistou as paradas do momento nas rádios e na televisão. Era o trio As Sublimes, primeira girl Band formada apenas por mulheres negras a fazer sucesso no país e que, de alguma forma, se tornou um divisor de águas como referência para as meninas da época.
O trio, originalmente formado por Isabel Fillardis, Karla Prietto e Lílian Valeska, teve o videoclipe de Boneca de Fogo – sua primeira música de trabalho – lançado em pleno horário nobre da Rede Globo de televisão, no programa Fantástico.
A música, uma balada soul, conquistou o público com sua melodia e o trio trazia uma sensualidade sem apelações, com vocais bem arranjados e seu primeiro álbum lançado pela disputada Sony Music.
Não demorou muito para elas se tornarem as divas da Black Music no Brasil e aparecerem em todos os veículos de comunicação. Uma empreitada inusitada e envolvente, que se desdobrou em outras músicas também nas paradas de sucesso, como Menina Mulher da Pele Preta (com participação de Jorge Benjor), Stop, A Última Ilusão e até a questionada Tyson Free, que embora tenha sido gravada pelo trio contrariado, fez sucesso por sua melodia dançante.
Fillardis precisou deixar o trio e foi substituída por Flávia Santana, uma jovem cantora, animada e que contagiava todos com sua alegria.
Karla, Lílian e Flávia lançaram o segundo disco da trajetória em 1997, lançando mão da balada Só Pra Ser (já gravada por Babi Xavier) e da dançante Eu Queria Um Amor (uma versão escrita pelo trio para o sucesso internacional My Cherie Amour, imortalizada por Stevie Wonder), que recebeu participação de Mary Wilson (uma das integrantes do estadunidense The Supremes, fonte de inspiração do trio).
O segundo álbum, que também contou com composições de Lulu Santos, Paula Toller e Leoni, teve versões de Diggin’ On You (do TLC) que se tornou Dizem, Reunited (de Peaches & Herb) que se tornou Mais que Hoje, a já conhecida Menos Carnaval (gravada com Belô Velloso) e Posso Te Amar, que foi o último single do álbum.
As Sublimes ainda compuseram Eu Não Vou (gravada por Fat Family) e Dois Lados (gravada por Kacau Gomes. E ainda gravaram Só Porque Te Amo (Just Because I Love You) versão de Buchecha para a música de Lina Santiago e Eu Preciso Te Esquecer, já marcada pela voz de Cláuda Telles. Ambas as músicas não chegando a entrar em álbuns do trio.
Em finais de 2012 surgiu na imprensa o reencontro das quatro integrantes, promovido pela RH Soluções Artísticas, do ator e fã declarado Rodrigo Hallvys, que homenageou as cantoras em meio à campanha Volte Sublimes, organizada por fãs espalhados pelo país.
O carinho fez com que as cantoras começassem a fazer rodízio para se apresentarem vez ou outra quando convidadas, culminando em um show mega produzido em janeiro de 2023, na Bahia.
Definitivamente, a harmonia vocal de As Sublimes faz falta no cenário musical brasileiro.
Trinta anos de suas músicas. Parabéns às moças!