conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Destaque

Tereza Scardua sai da zona de conforto e cria tratamento inovador contra o melasma

A especialista, do Instituto Tereza Scardua de Harmonização Orofacial, explica o que é a condição e avalia os melhores tratamentos.

O melasma é uma condição crônica, sistêmica, de difícil tratamento e que tende a recidivar. Segundo a especialista Tereza Scardua, do Instituto Tereza Scardua de Harmonização Orofacial, fatores como exposição solar, estímulos hormonais, estresse oxidativo e inflamações cutâneas são gatilhos, mas só afetam quem tem predisposição.

“Os melhores tratamentos focam em inibir a produção de melanina, acelerar a renovação celular e diminuir a inflamação. No entanto, apenas despigmentar e controlar a melanogênese não é suficiente”, afirma.

A cirurgiã-dentista explica que o verdadeiro problema está nas alterações morfológicas e moleculares profundas que comprometem a pele. “Por isso, a remissão sustentada é um desafio, e nenhum dos tratamentos convencionais é capaz de corrigir essas alterações.”

De acordo com Tereza, na região afetada pelo melasma, há células senescentes, fibras elásticas fragmentadas (elastose solar), colágeno disfuncional, comunicação celular desregulada e melanina em camadas profundas, entre outras alterações.

“A pele tem uma grande capacidade regenerativa, ou seja, é possível eliminar as partes danificadas e sem função, trazendo células-tronco para formar novas células saudáveis, capazes de produzir colágeno e elastina funcionais, enquanto removemos o excesso de melanina. Em resumo: enquanto essas alterações profundas não forem corrigidas, a produção de melanina continuará sendo estimulada”, esclarece.

Em 2022, Tereza Scardua decidiu mergulhar de cabeça no maior desafio da estética: o tratamento do melasma. “Não foi um movimento para os fracos, nem para quem busca soluções fáceis. É um caminho que exige coragem, estudo incansável e a disposição de abandonar qualquer zona de conforto. Hoje, vejo esse esforço materializado em um protocolo reprodutível, baseado em ciência e resultados, capaz de transformar vidas e pele.”

Ela destaca que a hiperpigmentação, ou efeito rebote, como é popularmente conhecida, faz parte do processo. “Sigo refinando e lapidando essa pele, aproximando-a daquilo que só podemos descrever como a pele dos sonhos. A força desse processo não está apenas nos resultados, mas na dedicação e no comprometimento diário.”

Talvez você possa gostar

Destaque

Quem nunca sonhou em ter um corpo bonito ou, pelo menos, proporcional? A Dra. Tshaca Mahatma, de Volta Redonda, no Sul Fluminense, deu uma...

Entretenimento

Já é praxe que os famosos e anônimos usem a hashtag #TBT às quintas-feiras para postar seu conteúdo nas redes sociais. Foi o que...

Geral

A cantora e atriz Linn da Quebrada passou por uma cirurgia estética no rosto, no último domingo (31/7). A ex-BBB surpreendeu os seguidores no Instagram...

Música

Conhecida como AHLMA, DJ brasileira se apresentou nos dois domingos do festival em uma área vip do palco Super Bock Digital Stage  O Rock...